domingo, 30 de outubro de 2016

Vamos juntar os esquisitos?

Gente, eu li uma matéria esses dias que me deixou... disappointed but not surprised [at all]. Tem horas que eu acho até que Satanás passa dos limites, mas não tanto quanto a humanidade.

Explicando: lançaram na Inglaterra um site de relacionamento chamado Beautiful People. Neste site, você envia uma foto e ELES vão dizer se você se enquadra ou não. Qual o parâmetro? O olhão deles, ué! Este site aprova apenas 20% do total de fotos mandadas, ou seja, 80% de pessoas que se acham bonitas são, na verdade, inadequadas para este site. Ou seja, feias mesmo.

De acordo com o criador do site, fazendo um quote da tradução do R7, “se você está num bar ou num clube e você se aproxima de alguém, você vai se aproximar por quem você se sente atraído”, ou seja... pessoas feias não podem ser abordadas em bares!

#Acessível: flor branca sorrindo e, ao lado, a frase * Wow, that is utterly repulsive. (Uau, isso é absolutamente repulsivo.)

Tipo, se sua mãe te diz que você é uma pessoa bonita, os caras tem quatro quintos de chances de dizer que ela estava mentindo. Aí eles quebram a ilusão de que mãe não mente! Era só o que me faltava!

Tá, brincadeiras à parte, antes que falem algo sobre livre arbítrio, esse site é um desserviço a partir do momento em que parte da premissa de que existe um tipo de beleza aceitável, ou seja, padrão, e se esquece dos outros tipos de beleza que existem. Se alguém falar nos comentários qual o tipo de perfil que eles consideram, ou seja, quem são os 20%, vai ganhar um meme personalizado! Este site já está em Português, então, a resposta poderá ser em padrão BR mesmo!

Agora... acho até que em resposta, foi criado o site contrário a este. Um site chamado The Ugly Bug Ball, cujo único critério é: você se acha feio.

Você não é a única, Shirley!
#Acessível: a personagem Shirley Bennett, de Community, falando a frase escrita abaixo: "The Lord is testing me" (Deus está me testando).

Assim como o outro site, o único critério deste é algo totalmente subjetivo, a diferença é que você é quem vai externar sua falta de amor próprio procurando alguém que também tenha "coragem" de fazê-lo. Sim, eu sei que tem gente que vai falar: "nem sempre você falar que é feio é falta de amor próprio" e "tem gente que se ama mesmo sabendo que é feio". Mas é exatamente aí o ponto! Feio para quem? Feio por quê? Óbvio que é por conta de um padrão construído, e se é construído, não é 100% de dentro. Garanto que 90% do seu padrão vem de influências externas! E aí você vai procurar alguém igualmente "fora do padrão". A iniciativa é boa, mas está carregada de pré-conceitos. Você pode ser o padrão de alguém, você é uma pessoa bonita. Entrar num site desses, na boa, foge totalmente aos ensinamentos de RuPaul:

#Acessível: RuPaul falando a frase "Se você não consegue se amar, como vai amar outra pessoa?"

E se o site for apenas uma afronta à sociedade padronizada?

Se for este o caso, o conceito é aplicado de forma TOTALMENTE errada!

Primeiro, olhe para esta matéria da Tecmundo falando sobre o site. Está com preguiça de ler? Vou apontar 5 coisas que achei minimamente preocupantes:

1 - Retirado da página:
Já que as fotos dos membros cadastrados não ajudam muito, o site utiliza estatísticas interessantes para atrair novos usuários:
“Mais da metade dos solteiros do Reino Unido não são esteticamente privilegiados, logo, trate de encarar a realidade! Sem falar que as pessoas feias tendem a ser mais legais umas com as outras e a se esforçarem mais na cama na tentativa de agradar o parceiro.”

2 - Na própria página do TUBB, antes desse quote aí em cima, há o seguinte dizer:
"Welcome to Reality", ou seja, "Bem vindo(a) à realidade"!

3 - Eles apelam para o mito do "feinho, mas legal, fiel, parceiro", ou seja, aquela ladainha compensação básica que já vimos ad nauseam.

4 - Fotos de pessoas que não podem nem ser consideradas feias, mas que parecem exagerar nos ângulos e etc para parecê-lo. E pessoas com fotos ótimas também, e que não são feias, só estão fora do padrão.

5 - Isto aqui:
"Mais da metade dos pretendentes não são bonitos, então, em vez de ficar caçando em uma pequena piscina de beleza e não indo a lugar nenhum, mergulhe em um oceano de feiúra e tenha mais escolhas."

Falando bem sério, se fosse apenas uma afronta ou pegadinha, eu daria risada junto, mas as pessoas que estão nesse site realmente não se acham bonitas e se sujeitam a aceitar a IDEIA de "um oceano de feiúra", que nada mais é do que outras pessoas que igualmente "brigam com o espelho".

Isso sempre me lembra as minhas amigas bonitas da escola. Elas queriam me juntar com um dos meus melhores amigos, porque os "equisitos ficam bonitinhos juntos"! Essa é uma ideia muito difundida na sociedade, a de que aqueles fora do padrão sempre se merecem, "porque uma pessoa padrão só pode gostar de alguém fora da bolha se o interesse for outro, tipo grana ou etc". Olha essa mentalidade!!!!!

Vocês já viram um casal "feio" ser chamado de casal fofo por pessoas padrão? Pois é, porque os "esquisitos" formam um casal "fofo". Termo infantilizado, usado para diminuir pessoas. Como eu sei? Anos sendo a esquisita.

Então, esse site é uma forma de externar, sim, essa mentalidade, tanto quanto o site que exclui os feios.

Foi uma "boa tentativa", mas não me desceu...
Date app e site de relacionamento já é um assunto complicado. Imagina, então, você ter que passar por meios estapafúrdios de seleção ou ter que se colocar num patamar abaixo do que realmente é? De novo, todo mundo pode ser padrão de alguém. Reforçar essas construções de que A é bonito e B é feio só serve para afastar essas pessoas que poderiam querê-las por inteiro.

Não sei se é muita viagem minha. Claro que todos tem direito de ficar aonde quiserem. Mas toda boa iniciativa deveria servir para deixar as pessoas bem, não para reforçar coisas que as façam sentir mal. Quem quiser usar o site, tudo bem! Só não acredite na ladainha de que você não pode ser atraente a alguém. Sério. Ame-se antes de tudo.

E tenha uma boa semana! (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário